A Instituição

O passado

Nos anos de 1994/95 fervilhava no espírito de muitos moradores da Póvoa de Penafirme a vontade de criar uma Freguesia o desejo de construir um Lar/Centro Dia

A aldeia crescera e os moradores vindos de outras terras triplicaram a população residente. Para que os objetivos fossem alcançados era necessário organizarmos e constituirmos uma Associação que estivesse devidamente legalizada e, se possível, se tornasse uma IPSS. Assim, capitaneados pelo Capitão Jaime Marques e ajudados pelo Dr. António Moreira na elaboração dos Estatutos, compareceram também no dia 27 de Outubro de 1995, no Primeiro Cartório Notarial de Torres Vedras o grupo de moradores de Póvoa de Penafirme.

 

Logo após a constituição da ADM, o Presidente da Câmara, Dr. Jacinto Leandro, doou-nos as instalações da antiga Escola Primária para instalarmos aí a nossa primeira sede social. A Câmara Municipal quase em simultâneo cedeu-nos um terreno, na Urb. Da Oliveirinha para podermos construir o equipamento de apoio social, cujo objetivo foi a génesis da formação da Associação.

Em Novembro de 1998 a Associação de Desenvolvimento e Melhoramento de Penafirme foi reconhecida como IPSS.

 

Em 25 de Novembro de 2001, o Dr. Jacinto Leandro, com toda a Direção e um grande número de sócios e amigos participaram no lançamento da 1ª pedra do futuro Lar/Centro Dia, cuja bênção foi presidida pelo Pe. António Marques Crispim.

 

O projeto da obra foi entregue ao gabinete Ofício Arquitetura. A partir de então, entrou-se na azáfama de aprovação de projetos, licenças autorizações que se prolongaram até aos tempos recentes. Agora falta o financiamento para acabar o espaço destinado ao então denominado lar, hoje Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas.

 

 

 

O presente e o futuro

A 14 de Junho de 2015 foi inaugurado o Centro de Dia, pelo então Presidente da Câmara Dr. Carlos Miguel. Um mês depois estávamos a receber os dois primeiros utentes do Centro e assim foi ao longo do primeiro ano, tendo atingido ao fim desse tempo, metade da nossa capacidade!

 

A conclusão das obras da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas será a nossa próxima aposta, que terá capacidade para 50 utentes. O Serviço de Apoio Domiciliário está projetado para darmos resposta a 40 utentes, tal como no Centro de Dia, e é também um objetivo a perseguir. A instituição ainda dispõe de outro terreno onde pode à posteriori investir noutro tipo de respostas sociais.

Direção

Sandra Crispim

Secretária

Rui Inácio

Vice-Presidente

Paulo Maria

Presidente

Isabel Maria

Tesoureira

António Custódio

Vogal

Equipa Técnica

Cátia Vilas Boas

Direção Técnica e Serviço Social

Sandra Gomes

Administrativa

Saiba mais sobre a nossa instituição e descarregue

o PDF institucional da ADM